AGAP
Área de associado

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Novembro - A Aprender


Novembro - A Aprender

 


Quase 10 anos de trabalho associativo na direcção da Agap, depois de alguns outros no Protocolo Fitness Portugal, sem dúvida que me trouxeram um conhecimento acrescido sobre o sector do Fitness e do desporto em geral. Contudo, nesta área em crescimento e afirmação, muitas dúvidas subsistem, nomeadamente quanto ao melhor caminho a trilhar para o engrandecimento do sector dos ginásios no nosso país. Estamos realmente sempre a aprender...

 

E qual a razão desta reflexão neste momento? A presença num simpósio da Fundação Vida Activa Saudável em Madrid. Esta instituição espanhola, recentemente constituída, promoveu uma manhã de comunicações muito proveitosa nas instalações do ministério da saúde de Espanha, cuja intenção foi a confirmação da aproximação dos ginásios à saúde. Este caminho tem vindo a ser trilhado pela AGAP há já alguns anos, nomeadamente em eventos onde estiveram presentes os dinamizadores do simpósio madrileno, mas a ousadia da realização de um encontro (onde o tema central foi o exercício físico) num grande auditório da Direcção de Saúde, mostra-nos que, apesar de receptividade que temos vindo a sentir por parte deste sector, devemos ser mais enérgicos neste trabalho. A troca de conhecimento com outras associações europeias deve, portanto, ser dinamizada.

 

Para a nossa afirmação neste desejo é claro que continuo a entender ser primordial abarcarmos o Fitness nacional, qualquer que seja a forma de exploração das instalações onde decorram as actividades físicas, como se passa no resto da Europa. Esta questão, considerada já um não-assunto nos outros países, tem vindo a ser objecto de conversas muito interessantes com vários associados e entidades próximas do sector. A AGAP deve constituir-se como representante de todo o Fitness, sob pena de uma qualquer outra entidade vir a reclamar essa posição. 

 

Depois destas reflexões iniciais nesta crónica de novembro, não posso deixar de mencionar alguns dos encontros que mantive este mês. 

 

Em Madrid, além do referido simpósio, tive oportunidade de conversar com a editora da nossa revista GymFactory sobre o trabalho comercial imprescindível à continuação da publicação, que tão boas críticas tem registado por parte dos seus leitores. 

 

Tenho vindo a alertar para a necessidade de apresentação de propostas para os novos corpos sociais. Nesse âmbito mantive, com a distância que se impõe, algumas conversas com empresários mais presentes na vida associativa. 

 

Foi com muito prazer que orientei uma aula sobre legislação dos ginásios na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, ocasião de animada conversa com os alunos e membros do corpo docente  desta Escola.

 

Estive também presente numa reunião restrita sobre a Carta Desportiva Nacional, onde assumi, em nome da AGAP, o papel de observador. A Associação manterá os associados informados do desenvolvimento deste assunto.

 

Foi também com enorme prazer que dirigi uma comunicação sobre o historial dos novos CET dos técnicos de exercício físico, por ocasião da inauguração das novas instalações do CEFAD.

 

Mantivemos reuniões com o nosso corrector para os seguros colocados através da AGAP, uma vez que, nos seguros de acidentes não nominais, a sinistralidade do último ano foi anormalmente alta e provocará uma revisão nos prémios a pagar. Os nossos esforços vão no sentido do controlo desses valores e na manutenção dos prémios em outras apólices. 

 

Continuei as conversas com alguns efectivos ou futuros parceiros e patrocinadores, nomeadamente em eventos realizados neste mês. No último domingo, visitei o Portugal Fit da Manz, grande organização onde muitos profissionais marcaram presença.

 

Foi sem dúvida um período rico em contactos, sempre na intenção do reforço da AGAP como digna representante dos ginásios portugueses.

 



Torne-se um associado da AGAP

participe nas nossas sondagens

Receba a Newsletter da agap


Conheça as vantagens de estar na AGAP e Adira já.

patrocinadores platina


Technogym - The Wellness Company     DINAMIC     PRECOR     PROZIS     GIMNICA - BRANCO & SERRA, LDA     GYMPASS    

patrocinadores gold


CEDIS - CONSULTORES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA     Maquinasport, Aparelhos de Desporto, S.A.     FFITTECH - Portugal     bProfit     OSSFITNESS